Achados Econômicos

Caro leitor

Sílvio Guedes Crespo

Seja bem-vindo ao blog Achados Econômicos.

Aqui, vou publicar as informações mais relevantes e curiosas que encontrar após escarafunchar tudo o que for número disponível por aí, em sites e outras fontes, inclusive físicas (livros, periódicos etc), desde que de absoluta credibilidade.

A prioridade não será apresentar estudos inéditos, mas recortes novos de pesquisas já divulgadas. A ideia é encontrar sentido em números que muitas vezes ficam mofando em arquivos, digitais ou não. São dados que fazem parte de grandes pesquisas cujos resultados considerados principais já foram publicados – e que, por isso, são vistos por muitos como informações velhas.

Acredito que, ao contrário, no passeio pelos microdados ou por números já empoeirados podemos encontrar informações preciosas e tão atuais quanto as cotações dos serviços de comunicação em tempo real.

Meu trabalho não se restringirá a analisar pesquisas quantitativas ou estudos já elaborados por alguma empresa ou instituição. Ficarei de olho, também, em todo tipo de informação que hoje aparece dispersa na internet, mas que pode fazer sentido se filtrada não por um conjunto de algoritmos apáticos, mas pela atenção de uma pessoa, com todos os defeitos e vieses da paixão humana.

É evidente que não sou a única nem a melhor pessoa para exercer essa tarefa. Certamente muitos leitores já trombaram com dados econômicos tão ou mais interessantes do que aqueles que vou apresentar. Por isso, tendo um “achado” que queira compartilhar, mande sua sugestão para o meu e-mail (silvio.crespo@uol.com.br). Se eu considerar que é factível escrever sobre isso e que tem a ver com o blog, publicarei, citando o seu nome.

Por enquanto, fique com o meu primeiro achado, a notícia de que o Brasil está cheio de apartamentos de luxo avaliados por um preço igual ou até maior do que o de magníficos castelos europeus.

Boa leitura!