Achados Econômicos

Custo de condomínio dobra em dez anos em São Paulo

Sílvio Guedes Crespo

Os custos de manutenção de condomínios subiram 103% desde 2003, puxados pelo aumento dos salários de profissionais do setor, mostram dados do Secovi-SP, sindicato que reúne empresas do setor imobiliário. A pesquisa se refere à capital de São Paulo, onde a inflação foi de 70% no período, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Entre os cinco itens analisados pelo Secovi-SP, os custos de pessoal foram os que registraram maior alta, de 8,3% no ano passado e 123% desde 2003 (veja gráfico abaixo). Esse dado se refere, principalmente à mão de obra de porteiros e zeladores, segundo Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP

Quem quiser driblar essa inflação tem que se concentrar em controlar três grupos de despesas: mão de obra (que normalmente soma entre 40% e 50% das despesas totais), água (cerca de 15%) e luz (entre 10% e 12%), de acordo com Gebara. Abaixo, entrevista que ele concedeu a Achados Econômicos.

O custo de manter um condomínio dobrou desde 2003. Por quê?

O condomínio não é muito mais do que a somatória dos gastos com mão de obra, encargos, água e luz. Isso tudo dá 70% das despesas ordinárias. Se esses custos sobem, o condomínio sobe, mas também não tem por que aumentar mais do que isso.

O item “custo de pessoal” foi justamente o que mais aumentou, na pesquisa do Secovi-SP. Qual o motivo?

Está havendo uma evasão para a construção civil. A mão de obra neste ano subiu o dobro da inflação. Mas se você pagar mal o funcionário, vai ter muita rotatividade e você vai ficar com funcionário de menor qualidade.

O porteiro eletrônico é uma solução?

Quando possível, sim. Mas nem todo prédio pode ter só porteiro eletrônico. Como você vai fazer isso num conjunto com 200 apartamentos? Depois dá algum problema e vai ter alguém para arrumar na hora? Se o prédio tiver dez apartamentos, tudo bem. Se tiver 200, não tem como. Aí tem que negociar os reajustes (de salários). Parece que tem empresa terceirizada dando de 10% a 12%. Aqui (na administradora dele) nós demos 8%.