Achados Econômicos

Com Thatcher, Reino Unido reduziu dívida e aumentou desigualdade

Sílvio Guedes Crespo

Texto atualizado às 20h04 (alterada escala no gráfico do PIB)

A ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, morta nesta segunda-feira, deu uma guinada nas contas públicas do seu país enquanto esteve no comando, entre 1979 e 1990.

Reduziu drasticamente a dívida, por meio de um corte acentuado nos gastos do governo. Ela também diminuiu a arrecadação, mas em menor grau. Com isso, o país deixou de ter um rombo nas contas públicas e, por dois anos, chegou a operar no azul.

Por outro lado, no mesmo período a desigualdade e o desemprego aumentaram. Ainda, o PIB (produto interno bruto) britânico cresceu menos do que a média das nações ricas e do mundo.

Veja abaixo alguns indicadores da economia do Reino Unido no período Thatcher.

Contas do governo

A Dama de Ferro, como ficou conhecida, assumiu o governo quando as despesas públicas superavam as receitas e ainda cresciam em ritmo mais rápido. Ela decidiu reduzir ambas. Perto do fim do mandato, o setor público do Reino Unido já arrecadava mais do que gastava. Depois o déficit voltou, mas não como no início da década de 1980.

O maior controle das despesas possibilitou uma forte redução da dívida pública, passando de mais de 40% do PIB, em 1979, para 26,5%, em 1990, como indicam os gráficos abaixo.

 

Crescimento econômico

Os primeiros anos de Thatcher foram de recessão. Em 1980, o PIB do Reino Unido encolheu 2%, enquanto o do restante do mundo subiu 1,9%. Em 1981, a economia britânica também se retraiu, na contramão global.

Depois, voltou a crescer, algumas vezes atingindo marca superior ao resto do globo. Mas desacelerou no final do mandato, de modo que, na média, o PIB britânico subiu ao ritmo de 2,6% ao ano no período Thatcher.

No período, o PIB do Reino Unido acumulou alta de 32,9%, contra 38% do G-7 e 41,5% do mundo.

Desigualdade

O coeficiente de Gini mede a desigualdade em um país. Quanto mais perto de 100, mais desigual é a sociedade. Durante o período Thatcher, o índice subiu de 29,1 (1979) para 40,6 (1990). Depois que ela deixou o governo, o indicador parou de aumentar. Desde então, oscila entre 38 e 40 pontos, poucas vezes tendo saído dessa faixa.

Desemprego

O desemprego no Reino Unido atingia 6,5% da população economicamente ativa em 1980, ano seguinte à posse de Thatcher. A taxa subiu nos anos seguintes até 11,8%. Depois, passou a cair, mas, ainda assim, a primeira-ministra deixou o cargo com um desemprego um pouco maior do que quando entrou. Cabe observar que essa tendência também foi verificada nas outras grandes economias europeias, como a França e a Alemanha.

Álbum de fotos: a trajetória de Thatcher

Veja a trajetória de Margaret Thatcher