Achados Econômicos

Opinião: Lula publica mini ‘Carta ao Povo Brasileiro’

Sílvio Guedes Crespo

lula instituto lula reproduca

Receba atualizações do blog Achados Econômicos no Facebook

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou no jornal ''Valor Econômico'' o que me parece uma mini Carta ao Povo Brasileiro.

No artigo, reconheceu duas vezes que o governo erra e acrescentou que está disposto a mudar na direção que o mercado quer (“Um país robusto não se intimida com as críticas; aprende com elas”; “Cometemos erros, naturalmente, mas a boa notícia é que os reconhecemos e trabalhamos para corrigi-los”).

Nas entrelinhas, entendi que foi um recado a investidores no qual ele quis dizer o seguinte:

***

Pessoal, sei que a Dilma andou pisando na bola com vocês e me sinto um pouco responsável, afinal fui eu que a indiquei.

Mas eu queria dizer que ela está entrando nos eixos. Vejam, ela já desistiu daquele negócio de ficar controlando o que vocês vão ganhar nos leilões de infraestrutura. Vocês gostaram do modelo novo de concessão? A partir de agora vai ser tudo assim.

Tem também esse negócio da dívida bruta, que eu sei que tira o sono de vocês. Mas olhem só: a Dilma já se comprometeu a cortar mais de R$ 40 bilhões do orçamento. E outra: sabe esse dinheiro que a gente pega emprestado a juros altos e empresta para as empresas a juros baixos? Isso a gente vai diminuir. Assim, a dívida bruta vai ficar controlada, não se preocupem.

Em relação à inflação, ok, ela está acima dos 4,5% que a gente combinou. Mas, em primeiro lugar, não vamos esquecer que no último ano do FHC ela estava em 12,5%, e hoje está em 5,9% (kkkkkk..). Tá bom, sei que isso não é suficiente e eu prometo que a Dilma vai colocar a inflação no centro da meta.

Então, vamos dar um voto de confiança para a presidenta? Eu garanto que ela vai fazer tudo isso.

Para garantir mesmo, vou publicar no jornal. Vou deixar registrado que essa é a minha opinião. Se a Dilma resolver fazer diferente, é por conta dela. E já que eu vou publicar um artigo, vou aproveitar e lembrar vocês de novo de tudo o que aconteceu de bom desde que eu fui eleito, porque ninguém é de ferro. E vou falar também das políticas sociais (essa parte vocês aprovam, vai?).

Nos vemos em outubro?

Abração,

Lulinha Paz e Amor”

***

Para quem não se lembra, a Carta ao Povo Brasileiro foi o texto que Lula divulgou em junho de 2002, comprometendo-se a não assumir uma posição antimercado caso fosse eleito. ''Lulinha Paz e Amor'' foi uma expressão que ele adotou naquela época, para mostrar que estava de bem com o mercado.

Em meio a rumores de que há pessoas dentro e fora do governo pedindo ''volta, Lula'', o ex-presidente parece mais empenhado em mostrar a estas que convenceu Dilma a se tornar, de uma vez, um Lula de saias – pelo menos na política econômica.

Para ser uma verdadeira Carta ao Povo Brasileiro, no entanto, o artigo deveria ter ido mais longe e tocado em outras questões que desagradam o mercado, como a política de preços da Petrobras.