Achados Econômicos

Com Petrobras, fundos de ações ganham mais de 50% em 5 meses; veja ranking

Sílvio Guedes Crespo

Receba avisos de posts como este pelo Facebook

Quem investiu em fundos de ações em março, momento em que a Bolsa brasileira atingiu seu pior momento do ano, pode ter obtido um rendimento de mais de 50%, dependendo do fundo escolhido, conforme aponta um levantamento feito pela empresa ComDinheiro, a pedido do blog Achados Econômicos.

O Ibovespa, índice de referência do mercado de ações do país, subiu 30% desde o dia 14 de março (quando estava na sua pontuação mais baixa do ano) até o dia 19 de agosto (data do levantamento).

Dos 212 fundos analisados no levantamento, 28 tiveram um desempenho acima do Ibovespa. Os demais renderam menos, mas apenas três tiveram um rendimento negativo.

A Petrobras foi o destaque do período. Os 13 primeiros colocados do ranking são fundos que se concentram em papéis da estatal.

O campeão de rentabilidade foi um fundo chamado Sicredi FIA Petrobras, gerido pela Quantitas Gestão de Recursos, com alta de 57,6%, já descontados o Imposto de Renda e a taxa de administração.

Em segundo lugar está um fundo do HSBC (alta de 57,4%), e em terceiro, um do Bradesco (57,3%). No mesmo período, as ações mais negociadas da Petrobras (PETR4) avançaram 64%. Com Imposto de Renda, esse ganho cairia para 54%.

grafico1

Foram escolhidos apenas fundos abertos para investidores em geral e que tinham mais de 100 cotistas na data de análise.

2014

O investidor nunca pode perder de vista que o mercado de ações tem um risco alto e que o sucesso de um fundo em um determinado período nem sempre se repete em outros momentos.

O fundo que teve o melhor desempenho no período analisado acima havia caído muito nos meses anteriores. Foi uma queda de mais de 20% do início do ano até o dia 13 de março.

Por isso, se olharmos para um período maior – por exemplo, o acumulado de 2014 –, vemos que aquele fundo ficou não em primeiro, mas em nono lugar no ranking, com um rendimento de 28,5% (o que não é nada ruim, diga-se de passagem, em comparação com a alta de 22% da ação preferencial da Petrobras (PETR4) e 13,5% do Ibovespa.)

O gráfico abaixo mostra os 15 fundos de ações que deram os maiores retornos aos investidores desde o início do ano.

grafico2