Achados Econômicos

Vendas do setor automotivo têm maior queda dos últimos dez anos

Sílvio Guedes Crespo

industria automoveis leonardo soares uol

Receba avisos de posts como este pelo Facebook

As vendas da indústria automotiva brasileira caíram 5,2% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nesse tipo de medição (em intervalos de 12 meses), o setor estava há mais de dez anos sem registrar uma queda tão acentuada. A última vez havia sido em fevereiro de 2004. Os dados incluem vendas de veículos, motos, partes e peças, e fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira.

vendas setor automotivo achados economicos

Note-se que a trajetória descendente da linha vermelha no gráfico não significa necessariamente queda das vendas. Em alguns casos, ela representa apenas diminuição do ritmo de crescimento. Por exemplo, em 2005, o setor cresceu 1,6%. Mas a linha está descendente naquele ano porque, em 2004, o crescimento havia sido de 18%.

Os pontos vermelhos no gráfico só representam recuo das vendas quando estão abaixo da linha horizontal preta.

Portanto, o setor estava em queda livre de 2001, quando se inicia esta série de dados, até 2003. Em abril de 2004, as vendas passaram a subir. Desde então, em alguns momentos elas cresciam mais; em outros, menos, mas sempre cresciam, até 2013. Foi somente em março de 2014 que elas voltaram a cair. Aqui, estamos falando sempre das vendas acumuladas em intervalos de 12 meses.

Resumindo a evolução da indústria automotiva no período desta série de dados, vemos que o setor, de 2001 a 2003, era pequeno (em comparação com hoje) e estava em queda. Atualmente, é bem maior do que há dez anos, mas, novamente, está recuando.