Achados Econômicos

Brasil sobe 20 posições em ranking mundial de crescimento do PIB e é 119º

Sílvio Guedes Crespo

Atualizado às 12h31*

Receba atualizações do blog Achados Econômicos pelo Facebook

O Brasil subiu 20 posições no ranking de crescimento econômico que inclui os 188 países sobre os quais o Fundo Monetário Internacional (FMI) tem dados disponíveis.

A taxa de expansão do PIB (produto interno bruto) brasileiro foi de 2,3% no ano passado, o que o coloca em 119º lugar no ranking, à frente de países como Estados Unidos, México e Alemanha, mas atrás de Austrália, Coreia do Sul e China.

ranking pib paises fmi achados economicos

O primeiro e o último do ranking foram incluídos no gráfico apenas por curiosidade. Países muito instáveis política e economicamente costumam ter grandes variações do PIB. Não à toa, o Sudão do Sul, hoje em guerra civil, teve a maior retração do mundo em 2012 (-47,6%) e no ano seguinte liderou a lista.

Aqui, estamos falando do ranking de variação do PIB, não da lista das maiores economias do mundo. Nesta última, o país está na sétima posição.

A melhora da economia brasileira no ranking mundial ocorreu um ano depois de o país ter caído 20 posições. O Brasil havia ficado em 119º lugar em 2011, desceu para 139º no ano seguinte e voltou a subir para 119º em 2013.

O ranking mundial de crescimento do PIB é apenas um ponto de partida para entendermos como está a economia brasileira em relação ao resto do planeta.

Como toda comparação entre países, esta também tem limitações, pois cada nação tem suas particularidades. Não se espera, por exemplo, que a economia americana avance em ritmo chinês, nem que os países latino-americanos tenham um desempenho asiático.

Por isso, é necessário olhar também para outros dados. Se compararmos o Brasil com a América Latina, os países emergentes e a média mundial, começaremos a enxergar melhor o cenário atual.

pib brasil al mundo emergentes fmi blog achados economicos

O gráfico acima mostra que houve uma melhora da posição do Brasil em relação ao resto do mundo, quando comparados os anos de 2012 e 2013.

Em 2012, o PIB do país aumentou apenas 1% – número inferior ao registrado na América Latina e Caribe, nos países em desenvolvimento, no G-7 (grupo que inclui EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá).

No ano passado, o crescimento de 2,3% do PIB brasileiro foi maior do que o verificado nos países do G-7. Aproximou um pouco mais da média do mundo, da América Latina e dos emergentes, sem alcançar nenhum desses três blocos.

Olhando do ponto de vista histórico, vemos que o mais comum tem sido crescer menos do que o resto do mundo. Nos últimos 20 anos, apenas sete vezes o país obteve uma taxa de expansão superior à da média do planeta: em 1994, 1995, 2004, 2007, 2008, 2009, 2010.

brasil mundo crescimento pib

Todas essas comparações consideram o PIB a preços constantes, ou seja, a variação percentual já desconta a inflação.

* Acrescentado às 11h31 o gráfico com histórico do crescimento econômico do Brasil e do mundo