Achados Econômicos

PIB do Brasil cresce mais que o dos EUA e menos que o de Chile e Alemanha

Sílvio Guedes Crespo

Atualizado às 11h54*

Receba atualizações do blog Achados Econômicos pelo Facebook

A economia do Brasil cresceu em um ritmo mais rápido que o de países como Estados Unidos, França e África do Sul no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o último quarto de 2013. Ao mesmo tempo, avançou menos do que Alemanha, Chile e México.

O PIB (produto interno bruto) do país teve uma expansão de 0,2% no período de janeiro a março, em linha com as estimativas de analistas ouvidos pelo jornal Valor Econômico.

PIB 1q2014 4q2013

Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o PIB brasileiro cresceu 1,9%. Nesse tipo de comparação, a taxa de expansão no país é menor que nos EUA, mas maior que no México.

PIB 1q2014 1q2013

Rússia e Grécia divulgaram apenas a variação em relação ao primeiro trimestre do ano passado, não sendo possível incluir esses dois países no gráfico. Japão, Índia e outras grandes economias que não foram citadas ainda não informaram os dados do PIB de janeiro a março.

Comparação

Como toda comparação, esta também tem limitações. Cada país tem suas características e, portanto, diferentes potenciais. Não se espera, por exemplo, que a economia americana avance em ritmo chinês, nem que os países latino-americanos, da noite para o dia, passem a ter um desempenho asiático.

Mesmo assim, colocar lado a lado a taxa de variação do PIB dos países é importante como uma referência. Um leitor, por exemplo, disse que não se pode comparar a expansão econômica do Brasil com a dos EUA, pois o produto americano é muito maior. Na verdade, só de afirmar isso, acredito eu, ele já está fazendo uma comparação: nosso PIB é menor que o deles, logo, uma alta de 1% lá equivaleria, em dólares, a um aumento muitas vezes maior aqui.

Não considero inútil a informação de que uma economia madura como a alemã, da qual se espera um crescimento apenas moderado, ainda mais nessa época de crise europeia, tenha crescido 0,9% no trimestre, enquanto a brasileira, que é considerada emergente, tenha avançado somente 0,2%.

Isso posto, mantenho os dados aqui publicados, pois podem ter serventia para diversos leitores.

* Acrescentado o intertítulo 'Comparação' às 11h54