Achados Econômicos

Rentabilidade em fundos DI varia de 2,5% a mais de 7%; compare

Sílvio Guedes Crespo

Texto atualizado às 15h36

Os fundos de renda fixa do tipo DI – uma opção para quem quer segurança – têm, na média, acompanhado a inflação, garantindo que o investidor não perca poder de compra, segundo um levantamento da Fundação Proteste.

No entanto, por causa das altas taxas de administração, houve fundos que não renderam nem 3%, de acordo com a pesquisa. Ou seja, não cobriram nem metade da inflação, que está acima de 6% nos últimos 12 meses.

A entidade analisou todos os fundos DI para pessoa física com aplicação mínima de até R$ 25 mil, no período de março do ano passado a fevereiro de 2013.

A melhor opção encontrada foi o MB Master FI Referenciado DI, administrado pelo Banco Mercantil do Brasil, diz a Proteste. Esse fundo teve uma rentabilidade de 7,1%, já descontados o Imposto de Renda e a taxa de administração (veja tabela abaixo).

Os piores resultados constatados pela Proteste foi o Santander Classic FIC Referenciado DI, com uma rentabilidade de apenas 2,5% em um ano, e o Bradesco Hiperfundo FIC Referenciado DI, com 3,2%.

Destaques entre os fundos DI

AdministradorFundoTaxa de administração (% ao ano)Rentabilidade em 12 meses (%)*
Mercantil do BrasilMB Master FI Referenciado DI LP0,37,1
BTG PactualBTG Pactual Yield FI Referenciado DI Crédito Privado0,36,6
Brasil PluralPlural Capital Yield FI Referenciado DI0,36,6
BanrisulBanrisul Master FI Referenciado DI LP0,56,5
MapfreMapfre CGD Securities FI Referenciado DI0,456,3
  • * Março de 2012 a fevereiro de 2013
  • Rentabilidades líquidas de taxa de administração e Imposto de Renda


A diferença entre os ganhos dos dois é explicada basicamente pela taxa de administração, que, no caso do Mercantil do Brasil é de 0,3% ao ano. Já no fundo do Santander, é de 5%.

Isso não quer dizer que todos os fundos do Mercantil do Brasil sejam bons, nem que todos os do Santander são ruins. As taxas de administração variam muito, inclusive dentro de um mesmo banco. Hoje, elas podem significar a diferença entre ganhar ou perder da inflação.

Mais rentabilidade

Se for descontada não só a taxa e o imposto, mas também a inflação, os ganhos oferecidos pelos fundos DI foram de apenas 0,125% em um ano, pouco mais do que a poupança (0,07%), ainda de acordo com o cálculo da Proteste.

No entanto, com o recente aumento da taxa básica de juros, a Selic, o retorno dos fundos DI tende a aumentar, explica Pedro Raffy Vartanian, professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os fundos DI acompanham a taxa de juros dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI), papéis que os bancos emitem quando emprestam dinheiro uns aos outros. Essa taxa é atrelada à Selic, que por sua vez caiu de 12,5% ao ano, em julho de 2011, para 7,25% ao ano, em outubro do ano passado.

Como a Selic voltou a subir – agora está em 8% ao ano – a taxa de juros do CDI e, consequentemente, a rentabilidade dos fundos DI devem subir, analisa Vartanian.