Achados Econômicos

76% acreditam que inflação não está controlada; 36% preveem melhorar renda

Sílvio Guedes Crespo

A mais recente pesquisa sobre a avaliação do governo e da situação atual mostra que o brasileiro ficou menos pessimista em relação à sua própria renda, mas continua preocupado com a economia do país.

Nada menos que 76% dos entrevistados não acreditam no discurso do governo segundo o qual a inflação está controlada, de acordo com a pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (10).

O IPCA, indicador oficial de inflação, acumula uma alta de 6,09% nos últimos 12 meses. O número é inferior ao pico de 6,59% alcançado em março deste ano, mas permanece acima do centro da meta definida pelo governo (4,5% ao ano).

Crescimento

Os entrevistados também se disseram “preocupados” (41%) ou muito preocupados (13%) com a economia do país. Do total de pessoas pesquisadas, 41% acham que o crescimento deu lugar uma estagnação, e só 24% acreditam que a economia ainda está se expandindo.

Não é possível saber se esses números melhoraram ou pioraram porque na pesquisa anterior, de julho, não havia perguntas sobre inflação nem sobre crescimento econômico.

O PIB (produto interno bruto do país) subiu 1,5% no segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi o melhor resultado desde 2010, mas economistas têm afirmado que esse ritmo não se sustentará no terceiro trimestre.

Emprego e renda

A expectativa de cada entrevistado sobre sua própria renda aumentou, recuperando o nível em que estava antes das manifestações.

Atualmente, 36% acreditam que a própria renda mensal vai aumentar nos próximos seis meses, mesmo percentual de junho. Em julho, um mês após milhões de pessoas irem às ruas protestar, essa proporção era de 30%.

À pergunta sobre o mercado de trabalho, 35% disseram achar que o emprego no país vai melhorar nos próximos seis meses. Esse percentual aumentou em relação a julho (32%), mas ainda não recuperou o nível pré-manifestação (40% em junho).